silva ! @ 22:19

Qua, 28/05/08

Procura-se um título e um texto informativo para a exposição das fotografias Pinhole no Museu Municipal. A proposta é lançada aos alunos do 7 Ano da escola EB 23+S de Oliveira de Frades e será divulgada pelo MMOF. A nota deverá explicar o processo de formação da imagem desde a construção da caixa à exposição das mesmas no Dia Aberto.

 

 



Duarte Dias (7ºA) @ 22:08

Ter, 03/06/08

 

Eu ao realizar a minha maquina fotografica acho que foi muito fácil.....
Para construir uma maquina fotografica é necessario forrar-mos uma caixa toda de preto;depois temos de achar o centro da caixa e fazer um quadrado; a seguir com uma lata de sumo tiramos um bocadinho e fazemos um furo no centro; depois prende-se com fita isoladora;depois o sr.professor leva para casa onde coloca papel foto-sintetico dentro da caixa, num laboratorio e ai fica com fita isoladora a frente do buraco e quando tiramos a fita, esperamos ai uns 8min e a foto esta tirada...... Depois o sr.professor tira a foto da caixa num laboratorio e ja esta...
Gostei muito...

daniela @ 08:58

Qua, 04/06/08

 

pinhole

Nós para construir uma pinhole primeiro começamos por procurar uma caixa que j á não precisace-mos,depois levamo-la para a aula. depois forra-mos a caixa por dentro com papel de veludo preto para não entrar luz para dentro da caixa.a seguir furamos um bocado de uma lata e colamos á parte de cima da caixa.decoramo-la por fora ao nosso gosto...o professor levou as caixas para um laboratório de fotografia pôs-lhe um papel foto-sensível . depois coloca-mos a caixa num sitio que gostava-mos tivemos um certo tempo com o buraco aberto, depois fechamos o buraco e o professor levou outra vez as caixas e na aula seguinte o professor trouxe as fotos já reveladas e no dia aberto fizemos uma exposição com as fotos.

sou a daniela do 7ºB

sara marques @ 10:01

Sex, 06/06/08

 

Construir a máquina fotográfica não foi muito fácil, pois tive alguns problemas na execução da fotografia.
Para construir é preciso: uma caixa de cartão, fita isoladora preta, um bocado de lata, lixa para metal, papel veludo preto para forrar o interior da câmara fotográfica e uma agulha.
Quando arranjarmos uma caixa de cartão devemos começar por fazer um ponto no centro da caixa, de seguida devemos forrar a câmara fotográfica tapando todos as entradas de luz, pois se alguma não estiver bem forrada, tem tendência a que a fotografia não fique em condições. Quando arranjarmos um bocado de lata, já lixada, devemos fazer um furo com uma agulha, de seguida devemos por em cima do buraco que já estava feito na câmara fotográfica, fixando-o com fita isoladora preta. Quando a máquina estiver pronta, o professor leva a câmara fotográfica para casa, em que dentro da máquina põe papel fotossensível.
E assim fica construída uma máquina fotográfica em que depois já podes tirar uma fotografia.

Ines @ 21:13

Qua, 11/06/08

 

O Pinhole, uma arte .

O pinhole é uma espécie de arte . Executar uma caixa para fazer Pinhole, é fácil .
Em primeiro lugar, temos de forrá-la, de preferência com papel autocolante preto, para não deixar entrar nenhum tipo de reflexo de luz. De seguida, num pedaço de lata , que temos que lixar, fazemos um buraquinho muito superficial com uma agulha. Depois, só falta por papel fotosensível dentro da caixa.
O mais complicado, é controlar o tempo com a luz, quando esta já estiver a fotografar.
Mas a foto é uma arte. Experimentem, vai valer a pena ;D.


Alexandr Ostrovschii @ 17:10

Qui, 12/06/08

 

Pinhole, Uma Arte, Sem Dificuldade!?

O pinhole, é uma forma fácil e em termos financeiros (Barata), de se construir uma máquina fotográfica...Apesar das fotos serem a preto e branco...

No início tem-se que arranjar uma caixa vazia, a seguir faz-se um buraco exactamente no meio da caixa...em seguida forra-se a caixa com papel de autoclante, ou cartolina PRETA, para a luz não entrar de forma alguma, senão a fotografia fica queimada e unitilizável...

Depois de forrar a caixa, arranja-se prata(GROSSA) ou então uma lata de sumo, e em seguida lixa-se, para tirar a tinta, e em seguida coloca-se essa prata/bocado de lata no buraco da caixa, colando com fita cola...

A seguir a este processo todo, decora-se a caixa ao gosto de cada um, e por último(NUM COMPARTIMENTO ESCURO, PARA NÃO ENTRAR LUZ) coloca-se o papel fotossenssível dentro da caixa...

E pronto este é o processo para se fazer uma máquina PINHOLE.

De Alexandr Ostrovschii
Nº 1 7ºD

Júlia Albuquerque @ 23:10

Qui, 12/06/08

 

Como título para a exposição pinhole no museu municipal, penso que seria adequado: Pelo Buraco da Agulha;
Para construir uma câmara estenopeica são necessários os seguintes materiais: uma caixa (de fósforos, de sapatos, de perfume…), papel de veludo ou cartolina preta para forrar o seu interior, lixa para metais, uma lata vazia, fita isoladora preta (de preferência), papel fotossensível, uma agulha, uma régua e um lápis.
Para começar, devemos forrar o interior da caixa de preto, para impedir a entrada de luz. De seguida, devemos traçar um quadrado no centro da caixa (na frente da caixa), fazendo as medições necessárias e, depois, com a lixa para metais, lixar a lata e cortar um quadrado ligeiramente maior do que o quadrado desenhado na caixa. O passo seguinte é cortar o quadrado desenhado na caixa e colar com fita adesiva o pedaço de lata. Ao mesmo, descobrimos o seu centro e furamo-lo com a agulha ao de leve para que não fique muito grande.
Logo a seguir devemos tapar todas as entradas de luz, construindo abas ou forrando a parte exterior.
Para finalizar a construção, a câmara pode ser decorada conforme o gosto pessoal (nunca esquecer que não se podem tapar as aberturas, caso contrário não é possível abrir a câmara).
Para tirar uma fotografia é necessário colocar papel fotossensível na parte de trás da caixa e evitar o contacto do interior da mesma com a luz, até ao momento de tirar a foto tapando a entrada de luz. Este passo foi realizado pelo nosso professor.
Para saber o tempo que a câmara demora a tirar a foto basta medir a distância do furo ao fundo. Por cada 50mm demora 5 minutos.
A qualidade da foto varia conforme a luminosidade, por isso é necessário ter cuidado com o excesso ou falta de luz, que podem baixar a qualidade da foto. É também necessário ter cuidado com os movimentos durante a captura (podem surgir “fantasmas”).
A foto aparece a negativo, da esquerda para a direita e de cima para baixo.
No final de ter tirado a foto, o professor tirou-as da câmara e banhou-as em vários químicos: água com revelador, stoper com água e fixador, tudo isto numa divisão escura com uma luz vermelha.
Mas como é que o papel fotossensível fotografa? - Foi uma das questões resolvidas na aula, e a resposta é a seguinte:
O papel fotossensível contém sais de prata que escurecem com a luz, e com as diferenças de luminosidade dos objectos claros e escuros, foi possível tirar uma fotografia com a chamada pinhole ou câmara estenopeica.
No fim desta vivência, queria agradecer ao professor pela experiência que acabou por se tornar muito divertida!